Bibliografias
NOTÍCIAS
_____________________________________________________________________________________________

Na comemoração do nascimento e batismo de Paula, os educadores de Belo Horizonte
consagram o coração à Madonnetta

publicado em 9.3.17
..........................

Reunidos em Formação Permanente de Leigos no dia 7 de março, a Comunidade Educativa do Colégio Santa Dorotéia de Belo Horizonte teve a oportunidade de avançar na reflexão sobre o Ano Mariano, conjugando-o com o Nascimento e Batismo de Paula Frassinetti e a antecipação do Dia Internacional da Mulher. Iniciamos com um trabalho de grupos, coordenado pelos formadores e também pela equipe de educadores que está participando do Curso FRASSI. Organizamos a casa em sete grupos. Refletimos sobre a condição da mulher no Novo Testamento, tendo como ponto de partida o acordo feito por Deus com duas mulheres grávidas e disponíveis para a história da redenção dos homens: Maria e Isabel.  No caso de Maria, foi necessário que um anjo interviesse para que José compreendesse os mistérios de Deus. Em Isabel, Zacarias enfrenta a mudez para escutar e aceitar a primazia da mulher no anúncio da encarnação de Deus.

Auxiliados por uma homilia proferida pelo Padre João Batista Libanio e transcrita por seus paroquianos, vimos que, apesar do Evangelho ter sido escrito em uma das culturas mais machistas e patriarcais da Antiguidade, a mulher é apresentada como Mãe do Salvador, discípula do Mestre dos Mestres, amiga íntima do Senhor e a primeira a encantar-se com o fato da ressurreição. Iluminados pelo texto, os educadores puderam fazer uma reflexão sobre o desafio do empoderamento da mulher no século XXI.

No segundo momento da Formação, dirigimo-nos ao teatro e ali celebramos a consagração do Coração de cada Educador diante da Madonnetta, assim como Paula o fez na sua infância. Para bem nos prepararmos para esta consagração, sintonizamo-nos com o tempo da Quaresma, fizemos um momento de introspecção e recolhimento interior, depositando no colo de Deus as nossas dificuldades, pecados e o desejo de mudança de vida e esperança de ressurreição.


No Antigo Testamento, há o relato de que a Profetisa Mirian tomou em suas mãos um pandeiro e convocou um grupo de mulheres para que louvassem o nome do Senhor com o canto e a dança. Antecipando o Dia Internacional da Mulher e alegrando-nos com a festa do nascimento e batismo de Paula Frassinetti (e sua opção incondicional pela promoção das mulheres), as educadoras de nossa escola foram chamadas ao palco para cantar a dor e a delícia de ser o que são. Os homens de nossa escola escreveram em um coração prateado aquelas qualidades femininas que devem ser preservadas e, por isso, consagradas à Madonnetta. Encerramos a Formação com uma bela consagração a Nossa Senhora e a bênção de Santa Paula para cada um e cada uma com ambas as mãos!


 

 

 

 

 
 
 


Congregação de Santa Dorotéia do Brasil - © Copyright 2017 - Todos os direitos reservados.
Web interface - Depto. Informática e Novas Tecnologias - Colégio Santa Dorotéia de Belo Horizonte