A formação do leigo educador do mês de novembro, antecipada para o dia 30/10, teve como temática um dos capítulos do Documento 105 da CNBB para o Ano do Laicato sobre o desafio de ser evangelizador, sal da terra e luz do mundo nos areópagos modernos.
Reunidos em sete grupos de trabalho, os educadores receberam um texto com a narrativa de Atos 17, 22-25 que apresenta a chegada de Paulo em Atenas e o seu anúncio do Deus Desconhecido no Areópago. O areópago grego era um local diferenciado que acolhia os grandes intelectuais da civilização: filósofos, juristas, poetas, sacerdotes etc. Conduzido por intelectuais epicuristas e estoicos, Paulo dá o seu testemunho da fé cristã para aquele povo que, até então, não conhecia Jesus.
A partir deste contexto, trouxemos para o grupo uma provocação: Como podemos ser “Paulos” nos areópagos modernos de nosso Brasil? Vimos que Evangelizar pela Educação supõe a nossa capacidade de entender que não se trata de disputas, de vencedores ou vencidos, mas do anúncio de uma Boa Notícia que pode tornar o ser humano melhor do que ele já é.
Reunidos no Teatro, rezamos a esperança e entregamos nas mãos de Deus, o nosso país recém-saído de um processo eleitoral. Atualizamos ali o nosso compromisso com o diálogo, a alteridade e nossa capacidade de, como Paula, sermos guiados por nossa fé e nossa razão.
|