COL. NOSSA SENHORA DAS DORES - O ano de 2018 promete ser de muitos desafios e também de grandes conquistas! E no desafio de começar o ano letivo, ressaltando o valor do leigo na igreja e na congregação, o CNSD experimentou uma enorme alegria logo de saída.
Em 1º de fevereiro, ao iniciarmos os trabalhos com todos os colegas, fomos felizes ao vivenciar a belíssima oração do nardo, trabalhada em um dos encontros da EFL. A resposta carinhosa e disponível dos professores a esse momento riquíssimo de espiritualidade e significado deixou claro para nós, formadores, que o ano ainda que desafiador carrega e aponta para grandes promessas.
Intercalando as atividades de reflexão, estudo e breves informes próprios do início dos trabalhos em toda unidade escolar, nosso encontro foi seguindo com a temática do leigo que ajuda a construir a Igreja e a Congregação. Para o CNSD, que completa 125 anos de existência nestas terras friburguenses, rememorar a história é motivo de emoção e gratidão ao Pai por todo o trabalho realizado e pela determinação em fazê-lo. Não foi diferente quando, em um certo momento do dia, apresentamos um pequeno vídeo produzido para o encontro. Uma oportunidade privilegiada para refletirmos a respeito de como, ao longo do tempo, o trabalho em nossa escola encarnou e manifestou a “ fidelidade criativa” da qual nos fala o Documento de Espiritualidade. As partilhas foram maravilhosas!
Encerramos o dia no jardim da escola ao redor da cruz que marca a celebração dos 500 anos de evangelização do Brasil. Nesse espaço, vários pedidos para 2018 foram feitos, todos voltados para o trabalho e também para o nosso mundo tão necessitado de mudança. Em forma de pequenas plaquinhas, essas súplicas foram deixadas aos pés da cruz. Ali, renovamos nossos pedidos para um ano de paz e harmonia.
Essas plaquinhas compuseram a instalação de um frássino estilizado, representando as quatro estações nas quais o compromisso e as ações evangelizadoras da escola são, mais uma vez, reafirmados.
Na verdade, a jornada pedagógica marcou o início de um mês de inúmeras atividades da EFL. Logo na semana seguinte ao Carnaval, dia 22 de fevereiro, realizamos nosso primeiro encontro com os funcionários administrativos e de base. Vivenciamos com esse grupo, sob forte emoção, os momentos de oração e reflexão da jornada pedagógica.
Em 1º de março, na reunião com professores, iniciamos o trabalho com as Portas de Acesso, indicado pela comissão provincial para a missão e formação de leigos, enfocando o eixo unificador: Experiência de Deus no Cotidiano e do Cotidiano em Deus.
Nosso encontro teve início ao redor da cruz do jardim. Naquele momento, descerramos a placa comemorativa do Ano do Laicato e, em seguida, nos dirigimos para a sala de reuniões. Introduzimos a metodologia das Portas de Acesso com um vídeo e na sequência uma leitura orante de um texto de Pe Adroaldo Palaoro. Cada uma dessas etapas se fez marcada por reflexões e partilhas.
Na sequência, à noite, À LUZ DO FAROL, realizamos o primeiro encontro da EFL para os novos integrantes da comunidade educativa do CNSD.
Esclarecemos que essa etapa de formação será oferecida novamente para aqueles colaboradores que não puderam participar desse momento.
Encerrando esse ciclo de atividades, os últimos dias de fevereiro e os três primeiros de março foram dedicados, de modo especial, à celebração da vida de Santa Paula. As imagens a seguir falam do amor e do carinho que a comunidade tem pela fundadora de nossa congregação, cultivados desde os anos iniciais até o E.M., em nossas salas de aula e espaços de convivência.
Que todo trabalho em 2018 nos fortaleça na fé e na certeza de que tudo o que fazemos é para a maior glória do Reino. Santa Paula, rogai por nós e abençoai-nos.
|