No dia 7 de março, reunimo-nos para mais um momento de formação proporcionado pela nossa Escola de Leigos. Em sintonia com o Ano do Laicato, refletimos, a partir do Documento 105 da CNBB, sobre as tentações da Missão, tal como propostas pelo Papa Francisco aos bispos do CELAM, em 2013, na ocasião da JMJ no Rio de Janeiro.
A ideologização da mensagem evangélica, o reducionismo socializante, a ideologização psicológica, a proposta gnóstica, a proposta pelagiana, o funcionalismo, o clericalismo, o individualismo, o comunitarismo sectário, o secularismo, as bisbilhotices, a má coordenação, o Alzheimer espiritual, a cara fúnebre, os círculos fechados, o acúmulo e outras doenças são alguns dos empecilhos que impedem os cristãos de serem uma Igreja em constante atitude de “saída”.
Aproveitamos o momento quaresmal para uma profunda revisão de vida de nossa missão evangelizadora na escola doroteia, bem como nossa presença cristã no mundo. Assim, refletimos, rezamos e descobrimos a nossa capacidade de superação das tentações e desejo de colocar-se a caminho, de “primeirear-se”.
Nesta mesma noite, tivemos a alegria de celebrar os 209 anos de nascimento e batismo de Paula Frassinetti. Louvamos e bendizemos a Deus pela sua vida, espiritualidade, carisma, missão, legado e presença muito viva em nossa casa e no nosso coração. Em sintonia com o Capítulo Geral XXI, rezamos com Paula o nosso desejo de fazer em nós a amizade intimidade, encontro e companhia. Ao jeito de Paula, sermos íntimos de Jesus, indo de encontro aos outros e formando com todos uma parceria evangelizadora.
Encerramos o momento de formação comprometidos com a aprendizagem constante do estilo pascal do Senhor Jesus Cristo!
|