Em sua sétima edição – a primeira neste ano de 2018 – o Revi reuniu as Irmãs Doroteias, professores e funcionários de Porto Alegre para rezar e refletir sobre a fé Cristocêntrica de Paula Frassinetti e como isso deve inspirar e guiar a prática educativa Doroteana, bem como a vivência pessoal de fé.
Ainda no mês de março, junto ao convite para o Revi, cada um dos participantes recebeu um roteiro de preparação, com sugestão de três momentos de leitura orante e ações para, em sintonia com o grupo, rezar na vivência, contemplação e entrega ao Senhor.
No sábado de Revi, a oração inicial conduziu os participantes a cada um dos símbolos que caracterizam as etapas de formação da Escola de Leigos: o farol, o frássino e o poço. Em cada local, refletiu-se sobre o significado deste símbolo, sua origem na fé e ação de Paula Frassinetti, e como ele deve ser fonte de inspiração e ação na prática do educador doroteano.
Originalmente vivenciada no IX Encontro de Formadores, na proposta do grupo de São Sebastião do Paraíso, em Porto Alegre a oração foi adaptada ao tema do Revi 7, sem, no entanto, perder a perspectiva do compromisso com a missão de ser uma “escola em saída”.
Para reflexão e oração individual, os presentes tomaram contato com a 2ª Carta de São Paulo a Timóteo, levando a questionamentos sobre a manutenção de uma fé viva e operante. O texto que fundamentou esse momento, bem como a ambientação para a partilha, foram inspirados no marcante momento vivido pelos formadores em oração proposta pela equipe de Nova Friburgo. A adequada reflexão vivida no IX Encontro, em São Paulo, foi muito significativa também em Porto Alegre.
Na sequência, a Profª Drª Marinice Simon revisitou com o grupo as características do Educador Doroteano, num itinerário marcado pelos exemplos deixados por Paula Frassinetti e pela postura necessária à ação educativa comprometida com o carisma, devidamente atualizado para nosso tempo.
Ao final, cada um dos presentes escolheu uma das características apresentadas a fim de refletir se já a possui ou se é algo a alcançar em sua prática. Também escreveu uma mensagem ao seu “Anjo Secreto”, associando-o a uma das características de Educador Doroteano.
O Revi 7 foi conduzido pelos Formadores locais – Profª Draª Marinice Simon, Coordenadora Andréia Kunzler, Prof. Giovanni Bittencourt e Jorn. Grace Becker, proporcionando momentos de partilha, de leitura e oração individual e, por fim, de confraternização, fortalecendo o grupo em sua fé e missão.
|