No dia 11 de agosto, sábado, os docentes e auxiliares de disciplinado Colégio Anjo da Guarda dedicaram-se a um tempo de formação, na capacitação mensal, considerando a feliz oportunidade de fazer uma releitura dos moldes nos quais se estabeleceu a vida comunitária e nos grandes pilares sobre os quais as Irmãs Doroteias estabeleceram o legado histórico, acadêmico e pastoral das frentes missionárias que constituíram ontem e constituem ainda hoje, o corpo da Congregação, na Igreja de Jesus Cristo e no mundo inteiro.
Estivemos à sombra do Frássino. Contemplamos a trajetória percorrida desde o primeiro momento fundacional até o presente. Ontem e hoje, sempre Paula.
|
|
Quinto e Bebedouro, sempre Doroteias educadoras. Lá e aqui, Irmãs e leigos, integrantes da identidade carismática originária. Naquele tempo e no hoje, uma obra apostólica, educativa, fundamentada nos princípios do Evangelho, à luz dos ensinamentos da Igreja e atenta aos sinais e apelos circundantes, em especial, em favor da promoção da dignidade humana, sobretudo dos menos favorecidos.
Sempre...sempre...sempre, Irmãs e leigos, PELA VIA DO CORAÇÃO E DO AMOR. Desenvolvida pelas formadoras locais, a proposta reflexiva e celebrativa, com jeito de festa, de gratidão e de louvor a Deus pelos 184 anos de percurso, fundamentou-se em:
Uma pequena comunidade formada por sete jovens idealistas, liderada por Paula Ângela Maria Frassinetti, nasceu no dia 12 de agosto de 1834, na pequena Quinto junto ao mar. Aquela pequena semente de vida, uma aventura, um SIM respondido a Deus, originou a Congregação das Irmãs de Santa Dorotéia destinada à formação e educação cristã das crianças daquele lugar, sobretudo das mais pobres, almejando que pudessem aprender no cotidiano, a prática das virtudes. Uma vida alicerçada nos critérios da pobreza, na audácia da fé, na simplicidade, no ardor e zelo apostólicos, no serviço aos irmãos. Para realizar “sempre e em tudo, a vontade Santíssima de Deus.”
“Pai, nós hoje Te exaltamos e Te glorificamos porque Te revelaste aos pequeninos teus...”
|