Bibliografias
NOTÍCIAS
_____________________________________________________________________________________________

Reaviva o dom de Deus que há em Nós! Ecos do REVI em Friburgo.

publicado em 18.5.18
..........................

Embalados pela temática - Reaviva o dom de Deus que há em nós - , nosso REVI, realizado no dia 12 de abril, trouxe à tona questões muito sérias e pertinentes: a consciência de sermos verdadeiramente Sal, Luz e Fermento no mundo, a reflexão profunda acerca de nossas potencialidades, as dificuldades encontradas ao longo do caminho provocadas pelo desânimo e pelo abatimento, mas, também, a constatação da grande possibilidade de buscarmos dentro de nós mesmos a força e a coragem para enfrentarmos as agruras da vida. Enfim, a partir do REVI, tornou-se possível um encontro com a nossa interioridade e, ao final da jornada, os participantes saíram com um brilho diferente no olhar. Foi verdadeiramente um sábado que fez diferença! Um sábado que foi profunda e vagarosamente saboreado, como foi proposto no início da manhã.

Em parceria com o SOE e o SOPp, o REVI foi encaminhado a partir da perspectiva do olhar para dentro, do ver e tomar consciência daquilo que já somos e que precisa ser reavivado, do reviçar tudo aquilo que Deus já nos deu. O grupo foi instigado a ter clareza do que Jesus proclamou: “ Vós sois o sal da terra e a luz do mundo”. Ele não disse vós tereis que ser, ele afirmou que já somos!


A dinâmica do encontro voltou-se para a proposta de uma centralidade maior em nós mesmos, por isso começamos assistindo a um vídeo motivador que enaltecia todas as nossas possibilidades humanas como filhos queridos e abençoados de Deus. Ainda num primeiro momento, nossa oração inicial desenrolou-se pelos jardins da escola com o texto “Sal, Luz e Fermento na Igreja e na Sociedade”, usado no encontro de formadores de março/18, carinhosamente partilhado pela equipe de São Sebastião do Paraíso.

Num segundo momento, já na Sala de Pastoral, vivenciamos uma dinâmica de relaxamento que nos fez buscar o verdadeiro Sal, a verdadeira luz e o verdadeiro fermento que somos e queremos dividir com o mundo. Um vislumbre da missionariedade que desejamos alçar como escola em saída que queremos e devemos ser. A contribuição de nossa Orientadora Carmem Lúcia foi essencial para o êxito desse momento!



Finalmente, após o almoço e um delicioso e descontraído cafezinho no varandão da escola, iniciamos a terceira e última parte do REVI: o encontro com as nossas dificuldades e o desafio de reavivar o dom que há em cada um de nós.

Retomamos então com a leitura orante da carta de São Paulo a Timóteo usada no encontro de formadores de Março/18. Após o tempo previsto para a reflexão, o grupo partilhou suas impressões e provocações.

Encerramos nosso VII REVI, celebrando a vida e a missão doroteana com uma oração de envio especial em que impusemos as mãos uns sobre os outros pedindo as bênçãos do Senhor sobre cada um e cada uma do grupo. Momento forte, de muita emoção e amizade. Em uníssono, ao terminar o encontro, o grupo invocou: Santa Paula, nossa mãe, rogai por nós e abençoai-nos.

 

 
 
 


Congregação de Santa Dorotéia do Brasil - © Copyright 2018 - Todos os direitos reservados.
Web interface - Depto. Informática e Novas Tecnologias - Colégio Santa Dorotéia de Belo Horizonte