Em sintonia eclesial com as escolas do Setor Sul da Província Brasileira, um grupo de educadores se reuniu para mais uma experiência de REVIgoramento Espiritual à beira do Poço. Com o tema: “Um tempo para o cuidado com o Santuário interior de cada um”, fizemos do REVI uma oportunidade para o cultivo da Espiritualidade Inaciana ao Jeito de Paula. Vivenciamos o nosso dia em quatro momentos, a saber: Santuário, Comunidade Espiritual, Em torno da mesa da Partilha e Louvor de todas as criaturas ao Senhor.
1º Santuário Interior: nesta primeira etapa, cada participante foi convidado a “armar a sua tenda interior para Deus” (Ex 33, 7-11) e constituir-se em Tabernáculo do Senhor. Para ajudar a rezar este momento, foi-nos sugerido o Evangelho de Mt 13, 44-46 sobre o tesouro escondido e a pérola mais preciosa. Em volta do Poço, cada educador tomou posse de seu tesouro identificado com a pessoa de Jesus e sua opção pelo Reino de Deus.
|
|
|
|
2º Comunidade Espiritual: o segundo momento foi marcado por uma sintonia de todos os presentes com a Trindade Santa, o anjo da guarda de cada um, os santos de nossa devoção, aqueles que amamos e que já estão junto de Deus. Constituimo-nos em Comunidade Espiritual, lugar de escuta, diálogo, contemplação e partilha. Para nos possibilitar um aprofundamento mais pleno desta experiência, escolhemos algumas afirmações contidas nas Cartas de Paula Frassinetti sobre o Deus Pai, nosso bom Pai, nosso amorosíssimo Pai e Pai das Luzes. Ao final da Partilha diante de Jesus Sacramentado, cada participante recebeu das mãos de Ir. Rosarita uma relíquia de Paula para que nos lembremos desta intercessora com quem podemos e devemos contar em nossa missão educativa e evangelizadora.
|
|
|
|
3º Em torno da Mesa da Partilha: em torno da mesa, partilhamos o pão da palavra e o pão nosso de cada dia. Ali, tomamos consciência de que “o que vem de fora e entra numa pessoa, não a torna impura; as coisas que saem de dentro da pessoa é que a tornam impura” (Mc 7,14).
4º Louvor das Criaturas ao Senhor: em sintonia com a oração da Igreja, entoamos o Cântico de Daniel, chamamos a Deus de Pai Nosso, contemplamos os lírios do campo, os pássaros do céu e entendemos que estamos todos nas mãos de Deus e, por isso, estamos muito bem!
|