Pelo segundo ano consecutivo, a Escola para Formação Permanente de Leigos Educadores promoveu um dia especial, convidando a comunidade do Colégio Santa Doroteia de Porto Alegre a rezar mil Ave-marias.
Foi montada, no pátio de entrada da escola, uma tenda. Mesmo em meio ao grande movimento de entrada, saída e recreio, o espaço seguiu acolhedor e convidativo a rezar.
Na experiência vivida nesse dia 13 de setembro de 2018, longe de uma repetição mecânica de preces, o que houve foi uma sucessão de participações muito especiais numa bela corrente de oração.
Às 9 horas, quando foi rezada a primeira Ave-Maria, estavam apenas 4 pessoas: a equipe da Escola de Leigos, que organizou a tenda e o momento, e a Direção da escola. Em poucos instantes, chegaram alunos maiores, alunos pequenos (até do maternal), funcionários, a mãe que ia levando o filho para o turno inverso, o pai que rezou tendo a filhinha no colo, a avó que veio com a neta aluna da escola, professores, Irmãs, cada um ficando o tempo possível e aderindo ao clima de oração.
A contagem foi feita com miçangas, depositadas junto à imagem da Sagrada Família. A cada 50 ave-marias, foram colocadas intenções pelas famílias, pelas crianças e jovens, pelo Brasil, pelo Papa Francisco, pela Congregação e muitas outras, além das que cada um trouxe no coração.
Assim, podemos afirmar: mesmo que não tenham estado em nossa tenda, todos os queridos membros de nossa Família Doroteana foram lembrados e incluídos nas 1.000 preces que, com muita devoção, rezamos juntos.
|