Bibliografias
NOTÍCIAS
_____________________________________________________________________________________________

Funcionários do Colégio Santa Dorotéia de BH refletem sobre a humanização
no cotidiano em Paula Frassinetti

publicado em 28.11.18
..........................

Em sintonia com o Carisma de Paula, o grupo de funcionários do Colégio Santa Dorotéia de Belo Horizonte reuniu-se no dia 24 de novembro de 2018, para mais um dia de formação da Escola de Leigos. Com o tema: A humanização no Cotidiano em Paula Frassinetti, vivenciamos a formação nas seguintes etapas:

  • Oração inicial: a humanização do cristão supõe a sua capacidade de eleger Jesus de Nazaré como referência de pessoa humanizada. Ver, relacionar-se e agir segundo o jeito de Jesus foi a intenção primeira de nossa oração da manhã.

  • A humanização na administração do tempo: em grupos de trabalho, os funcionários refletiram a partir de algumas provocações sobre a importância e a necessidade de administrar bem o nosso tempo de vida e de trabalho. Vimos que a marca distinta da lida em uma escola doroteia é o trabalho. Por isso, sem a administração do tempo, afastamo-nos do Carisma e nos perdemos em nossa missão.

  • A humanização na gratidão e na gratuidade: uma das qualidades mais destacadas de Paula, além de sua maternidade, é a sua capacidade de expressar com palavras e gestos a gratidão e a gratuidade por tudo e por todos. Dar do que se tem é importante, mas muito mais importante é dar do que se é: “Não tenhamos outro fim em nossas ações senão a maior glória de Deus e o maior bem das almas.” (Carta 119,4). Os funcionários foram provocados com fichas contendo mensagens de gratidão e gratuidade: Muito obrigado! Você merece! Conte comigo! Você vai chegar lá! Desculpe-me... Estas e outras afirmações devem partir de um coração desarmado e disposto a amar, a reconhecer o outro em sua virtude e ser para ele boa nova do Evangelho.
  • A humanização na fidelidade à Vontade de Deus: cada funcionário de nossa escola precisa sentir-se um vocacionado a fazer parte desta obra evangelizadora. Ninguém consegue ouvir o chamado se não se colocar em atitude de escuta da voz de Deus. Com um fragmento da Palavra de Deus em mãos, cada participante pôde fazer um momento de cultivo espiritual, entregando no colo de Deus a nossa disponibilidade para escutá-Lo e sermos fiéis à Sua vontade em nossa vida.  

Abençoados por Ir. Albuquerque voltamos para a nossa casa com o coração preenchido por esta experiência de formação que nos anima em nossa pertença e nos revigora no nosso elã. Com Paula, aprendemos todos os dias: “... a consolação que me trouxeram as boas notícias comunicadas durante a viagem não posso exprimi-la por palavras; exprimi-a, porém, com os sentimentos mais íntimos do meu coração, ao meu bom Jesus, e quereria Lhe poder agradecer e, ao mesmo tempo, pedir-Lhe que se digne continuar a derramar as suas misericórdias sobre todas vós.”

 

 

 
 
 


Congregação de Santa Dorotéia do Brasil - © Copyright 2018 - Todos os direitos reservados.
Web interface - Depto. Informática e Novas Tecnologias - Colégio Santa Dorotéia de Belo Horizonte