Reunidos no dia 7 de agosto de 2018 para mais uma atividade de formação promovida pela Escola de Leigos, os educadores de Belo Horizonte refletiram sobre a Fundação da Congregação no dia 12 de agosto de 1834 e também sobre a identidade e dignidade da Vocação dos Leigos na Igreja a partir do Documento 105 da CNBB sobre o Ano do Laicato.
Inicialmente, reunidos em grupos de trabalho, os educadores foram conduzidos a uma reflexão sobre a identidade e dignidade da vocação dos leigos e leigas na Igreja. Tendo como referência bíblica o texto de Rm 12,4-6: “ …Pois assim como em um corpo temos muitos membros, e todos os membros não têm a mesma função, assim também nós, embora muitos, somos um só corpo em Cristo, e cada membro está ligado a todos os outros. Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada...” Cada grupo se encarregou da reflexão sobre um órgão interno do corpo humano e sua eficácia para a harmonia do todo: Coração, Rins, Baço, Vesícula biliar, Fígado, Pulmões e Cérebro. Esse trabalho reflexivo culminou com a produção de uma oração intercedendo a Deus pela vitalidade do Corpo que é a nossa Congregação e o Colégio.
|
|
Em seguida, reunidos no Teatro, e envolvidos por uma réplica simbólica da Casita de Quinto, vimos que Paula e seis jovens corajosas assumiram o desafio de, como leigas, portadoras de dons diversificados, abraçarem a missão da fundação de um novo Instituto Missionário para e na Igreja. As sete primeiras Irmãs enfrentaram dificuldades, cólera, passaram pela experiência da dissolução temporária da Congregação, e a coragem de três delas (Paula, Mariana e Teresa) foi-nos a garantia da vitalidade do Carisma presente hoje em nossas vidas.
Inspiradas pelo Espírito Santo (“Veni Creator Spiritus”), desde aquele 12 de agosto de 1834, Paula e as suas companheiras fizeram de suas vidas um constante louvor a Deus por todas as coisas (“Te Deum”).
Para celebrar e glorificar a Deus pelos 184 anos de vida da Congregação das Filhas e Filhos de Paula Frassinetti, cada grupo de trabalho pôde fazer a sua oração de bendição a Deus, entregando-lhe os diversos dons e desafios que compõem o corpo desta Congregação, aqui, nas dependências do Colégio Santa Doroteia de Belo Horizonte.
|