No dia 1º de fevereiro, abrimos o ano letivo na Comunidade Educativa do Colégio Santa Doroteia, acolhendo a todos com as atividades da Escola para a Formação Permanente do Leigo Educador. Imbuídos do Espírito de Família que nos acolhe e congrega como Família de Paula, iniciamos a nossa manhã com um afetuoso café da manhã, temperado com uma boa música e a alegria de todos ao retornar para a nossa casa, após o período de férias.
Reunidos no Teatro, tivemos acesso às Primeiras Reflexões sobre o Ano do Laicato. Sintonizados com a última CADOR, realizada em 2017, enfatizamos nesta experiência de formação continuada a nossa opção por sermos uma Escola Católica em saída.
Alinhados com a eclesiologia proposta pelo Papa Francisco, situamos o Ano do Laicato como o tempo favorável para assumirmos a nossa vocação de batizados e crismados, membros do Corpo Místico de Cristo, sendo Igreja no Mundo e Povo de Deus em marcha.
Na formação deste primeiro dia, trabalhamos com os educadores o paralelo entre os verbos missionários do Papa Francisco e os verbos presentes nas Linhas Orientadoras do Capítulo Geral XXI. Para sermos uma escola evangelizadora, precisamos responder ao convite do Papa Francisco que nos chama a “Primeirear”, Envolver-se, Acompanhar, Frutificar e Celebrar.
Encerramos este primeiro dia de nossa formação, rezando e assumindo a responsabilidade de, como o sal, deixar-nos dissolver e dar sabor a partir do que somos e fazemos. Como a luz, queremos fazer o exercício de saída de nós mesmos, indo e se colocando a serviço do outro ao modo do Mestre Jesus!
Que Paula Frassinetti, que tão bem acolheu os leigos na caminhada e florescimento do seu Pequeno Instituto, seja a nossa Mãe e inspiradora nesta tarefa de Evangelizar pela Educação!
|