Bibliografias
NOTÍCIAS
_____________________________________________________________________________________________

Educadores Novatos de Belo Horizonte participam da 1ª Etapa da Formação de Leigos

publicado em 9.2.18
..........................

No dia 3 de fevereiro, reunimo-nos com os educadores novatos (professores e funcionários) para a vivência da primeira etapa da nossa Escola de Formação de Leigos. Iniciamos a formação com a acolhida de nossa Diretora Geral Irmã Albuquerque aos novatos, destacando a importância da Escola de Leigos para a Congregação e a caminhada da Igreja proposta pelo Papa Francisco. Cada participante recebeu uma pasta contendo os materiais de estudo e aprofundamento dos conteúdos das etapas de nossa Escola de Formação. Ao entregar a cada um o seu material de estudos, ressaltamos a importância do cuidado e zelo para com as coisas do Carisma e a confiança que a Congregação deposita nos leigos e colaboradores da Obra de Paula.

Neste primeiro dia de formação, tivemos o cuidado de apresentar a estrutura da Escola de Leigos em suas três etapas, o site, a programação anual, e enfatizamos a importância de uma caminhada processual que vai alimentando o nosso sentimento de pertença e identificação com o Carisma de Paula e a Missão das Irmãs de Santa Doroteia. Colocamo-nos sob a iluminação da luz do farol e contemplamos de modo orante todos os símbolos presentes no escudo da Congregação.     Dedicamos tempo nesta etapa a um conhecimento e encantamento da biografia de Paula Frassinetti, passando pela sua infância, presença em Quinto, fundação do pequeno Instituto, chegada a Roma, produção de suas mais de oitocentas cartas, as Constituições de 1851, a sua fé inabalável até a vinda das Irmãs para o Brasil.

Na abordagem do Documento Educar para Nós, sentimos o envolvimento dos novos educadores com a profundidade do ideário da educação evangelizadora, ao jeito de Paula. Ao apropriar-se da essência deste documento, cada educador se descobre “dom de Deus para o mundo”. Na apresentação das atitudes imprescindíveis em toda relação propostas pelo Documento, levamos os educadores a se comprometerem com a bondade e a ternura, a doçura nas palavras e no trato, a suavidade e a firmeza, a consciência de que aquele que educa é sempre um modelo, o comprometimento com a justiça e a equanimidade além do zelo pela formação integral, e o cuidado do educador com a sua saúde física, mental, emocional e espiritual.

Encerramos este dia de formação, entregando a cada participante uma Carta de Paula Frassinetti. Na leitura da carta, o educador foi chamado a trazer a mística e a vivência de sua fé para dentro de suas atividades profissionais. A leitura da carta trouxe para o grupo alento, exortação e comprometimento com esta obra de Deus, realizada através de Paula, das Irmãs e dos Leigos que compõem hoje a Congregação das Irmãs de Santa Doroteia da Frassinetti.


 

 

 

 
 
 


Congregação de Santa Dorotéia do Brasil - © Copyright 2018 - Todos os direitos reservados.
Web interface - Depto. Informática e Novas Tecnologias - Colégio Santa Dorotéia de Belo Horizonte