No Santa Doroteia de Belo Horizonte, durante a formação da Escola de Leigos neste mês de setembro, dia 3, tivemos a oportunidade de estabelecer uma interlocução da Competência da Cidadania e Responsabilidade com o Espírito da Pia Obra de Santa Doroteia. Organizamos a nossa casa em cinco grupos de trabalho e vivenciamos a formação em três momentos.
Debruçamo-nos sobre o texto da BNCC, na descrição da sua décima competência, tomando posse daquilo que se faz necessário desenvolver com os estudantes ao longo da Educação Básica para garantir a competência da Responsabilidade e da Cidadania. Na nossa partilha, vimos que, da Educação Infantil até o Ensino Médio, incontáveis são os Projetos e Ações que a nossa Escola já desenvolve ligados a essa competência. Vimos também que, apesar dos passos dados, a BNCC nos exorta a uma sistematização mais visível dessa competência em nosso fazer pedagógico.
|
|
Revisitamos o Espírito da Pia Obra de Santa Doroteia, desde Paula Frassinetti. Vimos que a sensibilidade de Paula para com os pobres e a clareza de uma formação integral a ser implementada no ambiente da Escola Doroteia dialogam de um modo peculiar com a competência da Responsabilidade e da Cidadania. Ao assumir a Pia Obra de Santa Doroteia, Paula fez da Correção Fraterna levada a método, o caminho primoroso para formar cidadãos e cristãos comprometidos com os valores do Evangelho. Aos poucos, a Pia Obra que tinha uma formatação para o Apostolado Paroquial, foi sendo apreendida e assumida no ambiente da Escola Doroteia. De Pedagogia Cristocêntrica, a Escola Doroteia, desde Paula, consegue estabelecer uma conexão direta com a validade das dez competências gerais da BNCC.
Voltamo-nos para a realidade brasileira, nesta semana em que nos dedicamos aos valores da Pátria e, diante de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil, rezamos pelo nosso País e pela urgência de Responsabilidade e Cidadania de todos aqueles que optam pelo seguimento de Jesus na vivência dos valores evangélicos.
|