Bibliografias
NOTÍCIAS
_____________________________________________________________________________________________

Formação dos Funcionários do Colégio Santa Dorotéia de BH

publicado em 14.3.19
..........................

No dia 09 de março de 2019, reunimo-nos com os funcionários administrativos e de base de nossa escola para mais um dia de formação no Carisma. Com o tema “As competências socioemocionais do Educador Doroteano à luz do Carisma de Paula”, fizemos neste dia de formação uma interlocução da Formação Integral da BNCC com a formação do ser humano em todas as dimensões, tal como proposta no nosso “Educar para nós!”

Desde a oração inicial, apresentamos a pessoa de Jesus como a melhor referência de competência socioemocional, pautada numa relação saudável consigo, com os outros, com o mundo (a cultura) e com Deus. No Evangelho proposto para aquele dia 09 de março, refletimos sobre a seguinte afirmação de Jesus: “Os que são sadios não precisam de médico, mas sim os que estão doentes. Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores para a conversão”. (Lc 5,32) Para nos iluminar na temática proposta estabelecemos a seguinte definição para as competências sócioemocionais em sua interlocução com o Carisma de Paula:

Com a apreensão destes conceitos como pano de fundo, provocamos  os participantes na realização de algumas dinâmicas: Na primeira dinâmica, cada participante recebeu uma folha de papel e um lápis e nela construiu um acróstico do seu próprio nome, identificando em cada letra uma habilidade sócioemocinal marcante de sua personalidade. No verso da mesma folha, cada um escreveu o nome de uma pessoa significativa em sua história de vida e uma qualidade sócioemocional que ela conseguia identificar naquela pessoa querida. Com esta dinâmica, o grupo experienciou o desafio de se auto conhecer e assumir os dons de cada um. Além disso, há que se perceber o quanto o outro pode nos fazer crescer nesta tarefa de busca do equilíbrio socioemocional.

Para a vivência das demais dinâmicas, o grupo foi organizado em cinco equipes de trabalho para a realização de tarefas que demandaram a práxis das competências sócioemocionais. Estas tarefas consistiram na confecção coletiva de um boneco, na construção de um castelo, na montagem de fogueiras de palitos de picolé e na produção de uma obra de arte plástica contemporânea. Todas as dinâmicas foram marcadas por algumas singularidades, tais como: escassez de material, necessidade de trabalho coletivo, tempo escasso ou limitado, capacidsade de pensar com e a partir dos outros, etc. O grupo aprendeu brincando que as competências socioemocionais definem o tipo de desempenho que cada pessoa realiza em sua tarefa profissional e vocação evangelizadora.








O último momento de nossa formação foi marcado pela celebração do Nascimento e Santidade de Paula Frassinetti neste ano de graça dos seus 210 anos de natividade e 35 anos de canaonização. Rezamos e bendizemos a Deus por nos ter dado como referência de imitação de Cristo na conquista de seu equilíbrio socioemocional, estando a serviço da evangelização.  Paula se nos apresenta como modelo de santidade alcançada em bicos de pés. Uma santidade vivenciada e conquistada no ordinário do cotidiano, tendo olhos para ver, pés para levar a presença que é serviço, mãos para acolher e abençoar e coração quente e dilatado para ser extensão do amor de Deus.

 

 

 

 
 
 


Congregação de Santa Dorotéia do Brasil - © Copyright 2019 - Todos os direitos reservados.
Web interface - Depto. Informática e Novas Tecnologias - Colégio Santa Dorotéia de Belo Horizonte