Neste mês especial em que celebramos os 210 anos de nascimento e os 35 anos de canonização de Paula Frassinetti, tivemos a oportunidade de nos reunirmos com os educadores de Belo Horizonte para a formação do mês de março, no último dia 12.
Com o tema “Os fundamentos pedagógicos da BNCC à luz das Intuições Pedagógicas de Paula Frassinetti (“Educar para Nós!”) em seus 210 anos de vida e santidade”, tivemos a oportunidade de fazer uma interlocução entre a BNCC e o nosso Carisma Frassinettino de Evangelizar pela Educação.
Nesta interlocução, buscamos fundamentar os desafios da Educação do século XXI no contexto da Quarta Revolução Industrial. Estamos a bordo de uma revolução tecnológica que transformará fundamentalmente a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. Em sua escala, alcance e complexidade, a transformação será diferente de qualquer coisa que o ser humano tenha experimentado antes. Os "novos poderes" da transformação virão da engenharia genética e das neurotecnologias, duas áreas que parecem misteriosas e distantes para o cidadão comum.
No entanto, as repercussões impactarão em como somos e como nos relacionamos até nos lugares mais distantes do planeta: a revolução afetará o mercado de trabalho, o futuro do trabalho e a desigualdade de renda. Suas consequências impactarão a segurança geopolítica e o que é considerado ético.
Após a fundamentação da chamada Educação 4.0 ou Pedagogia Disruptiva e Maker, cada educador recebeu um texto para o aprofundamento nas dimensões da Educação Integral e por Competências da BNCC e o ideário de Educação Doroteia constante no “Educar para Nós!”.
|
|
O terceiro momento de nossa formação foi o espaço das ressonâncias a partir do diálogo entre a Educação 4.0, os Fundamentos Pedagógicos da BNCC e a vitalidade do Carisma Educativo e Evangelizador de Paula Frassinetti. Com contribuições, partilhas e comentários dos educadores, saltou aos nossos olhos a atemporalidade do Carisma de Paula. Vimos que todas as revoluções (1.0, 2.0, 3.0, 4.0) não substituem a ação do educador que evangeliza. Contemplamos a novidade tecnológica apenas como meio que nos leva à reinvenção de nossos recursos e metodologias. Contudo, o fim a que se propõe a Educação em uma Escola Doroteia nos respalda em Paula Frassinetti, na centralidade da Pedagogia do Evangelho e na referência do Jesus humano como modelo de ser pessoa para qualquer época.
|
|
O último momento foi marcado por uma Ação de Graças ao Senhor Jesus pelos 210 anos de vida e os 35 anos de canonização de Paula Frassinetti. Em tempos Maker de Educação 4.0, louvamos e bendizemos por sermos herdeiros de um Carisma que se faz vivo e imprescindível na nossa lida de educadores que evangelizam!
|