Bibliografias
NOTÍCIAS
_____________________________________________________________________________________________

Leigos de Porto Alegre refletem sobre “A Base Sólida do Educador Doroteano”

publicado em 19.2.19
..........................

Com o tema “A Base Sólida do Educador Doroteano”, a Escola de Leigos esteve presente na Jornada Pedagógica do Colégio Santa Doroteia e da Escola Santa Doroteia Planalto, que aconteceu de 12 a 15 de fevereiro de 2019, em Porto Alegre. Os educadores foram surpreendidos com uma abertura pouco convencional – uma “Previsão do Tempo para 2019”, com vinheta em vídeo e mapas meteorológicos ao estilo dos telejornais, mas que fazia a analogia de fenômenos climáticos com as situações cotidianas. Na sequência foram convidados a preencher dois “mapas meteorológicos”, respondendo:

- No ano passado, houve mais tempestade, calmaria, dias ensolarados, dias nublados? O tempo variou ou ficou muito igual?

- Para 2019, em que áreas da sua vida você precisa de tempo aberto, ensolarado, calmaria? Em que você precisa de ventos mais fortes, que desacomodem? Onde é preciso chover para fazer brotar? Onde é preciso um terremoto para abalar, mudar e permitir o recomeço?

A partir daí, houve a transição para o tema da Jornada: só é possível voar alto, obter grandes conquistas, se houver uma base firme. Como anda a sua base como Educador Doroteano? O Evangelho de São Mateus (Mt 7, 21;24-27) iluminou a reflexão, falando da casa edificada na rocha, que suporta todas as intempéries. Logo após, numa retrospectiva sintetizada da história da Madre Fundadora, o grupo refletiu sobre “As tempestades na vida de Paula Frassinetti: o que nos ensina a Madre Fundadora sobre ter uma base sólida?” Cada educador recebeu uma carta de Santa Paula, extraída do epistolário, e foi convidado a dar uma resposta ao que recebeu.

Encaminhando para a parte final, os educadores foram apresentados à Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate com a seguinte provocação: “Podemos até pensar: Paula Frassinetti passou por tudo isso e superou porque era Santa. O que diz o Papa Francisco sobre a santidade?” O grupo foi dividido, então, em quatro estações. Em cada uma, encontrou duas bem-aventuranças acompanhadas das reflexões do Papa Francisco, num roteiro de oração que se encerrou com a sugestão do próprio Pontífice, a oração atribuída a São Tomás Moro. A tarde da Jornada Pedagógica conduzida pela escola de leigos deixou marcas muito positivas na caminhada, fortalecendo o grupo na fé e na sintonia com o chamado à santidade.


 


 

 

 

 
 
 


Congregação de Santa Dorotéia do Brasil - © Copyright 2019 - Todos os direitos reservados.
Web interface - Depto. Informática e Novas Tecnologias - Colégio Santa Dorotéia de Belo Horizonte