Bibliografias
NOTÍCIAS
_____________________________________________________________________________________________

Vivenciando o X Revigoramento Espiritual à beira do poço

publicado em 25.10.19
............................

No dia 19 de outubro de 2019, um grupo de educadores do Colégio Santa Dorotéia de BH teve a oportunidade de vivenciar o X REVI. Com o tema A busca da santidade no Cotidiano da Vida Ordinária, ao jeito de Paula e a partir da Gaudete et Exsultate do Papa Francisco. Organizamos este dia de REVIgoramento em quatro momentos:

1º Momento: Revisitamos o Frássino, que desde 2012, encontra-se plantado em nossa Escola. Contemplando-o, louvamos e bendizemos a Deus pela nossa obra evangelizadora, plantada na Igreja e a serviço de um movimento de Escola em Saída. Passamos  pelo Poço e vimo-nos refletidos na profundidade e extensão deste Carisma que sacia a nossa Sede de água viva e nos reanima todos os dias. Através de galerias instaladas no Teatro, contemplamos alguns elementos que dizem da vida e santidade de Paula, bem como do vigor do seu Instituto no mundo e, em especial, aqui em Belo Horizonte. Ali, diante das Cartas da Madre Fundadora, das Memórias produzidas sobre ela, das primeiras biografias, das Regras do Instituto, do Educar para Nós, do Documento de Espiritualidade e das relíquias confiadas à nossa Escola, bem como das marcas do envolvimento das Irmãs e Leigos com a Formação Sistemática da Escola de Leigos, louvamos e bendizemos a Deus pelas flores e frutos deste Carisma. No foyer, dilatamos o nosso coração e nos dispusemos a investir na alegria e em um Projeto de Felicidade e Santidade. Cada participante escolheu uma pedra e uma medalha de Paula. A pedra, bruta, lascada, sedenta por ser lapidada e tornada pedra viva. A face de Paula na medalha como testemunho de alguém que, apaixonada pelo Cristo, investiu em sua lapidação e no polimento do mundo através de uma obra evangelizadora.



2º Momento: Reunidos no quiosque da mata, refletimos sobre os sinais da santidade no cotidiano da Vida Ordinária. Vimos que, com o nosso trabalho educacional, deparamo-nos todos os dias com uma humanidade cansada de novidades e sedenta de Verdade. Vivemos uma cultura espiritualmente desnutrida e desidratada. Alinhados com o Papa Francisco e a Espiritualidade de Paula Frassinetti, entendemos neste momento que a Santidade em Abstrato não existe. Depois de um momento de reflexão interior, oração individual, partilha em pequenos grupos, reunimo-nos em plenária para reconhecer em nossa Escola e no nosso cotidiano  algumas pessoas que são para nós, referência de santidade.

3º Momento: Após a partilha do lanche e da vida, vivenciamos este momento em torno das Bem- Aventuranças, como Código de Felicidade proposto por Jesus para cada um de nós. Em oito grupos de trabalho, os participantes revisitaram as reflexões da Encíclica Gaudete et Exsultate, extraindo do texto bíblico e das reflexões do Papa Francisco pistas para o alcance da Santidade (e da Felicidade)  no Cotidiano da Vida Ordinária.

4º Momento: Reunimo-nos em torno do altar e, com Paula Frassinetti, oferecemos a Deus o nosso desejo verdadeiro de alcançarmos a santidade através do Código da Felicidade elencado por Jesus nas Bem-Aventuranças. Fotos 10,11,12 e 13



 

 

 
 
 


Congregação de Santa Dorotéia do Brasil - © Copyright 2019 - Todos os direitos reservados.
Web interface - Depto. Informática e Novas Tecnologias - Colégio Santa Dorotéia de Belo Horizonte