Bibliografias
NOTÍCIAS
_____________________________________________________________________________________________

Educadores de Belo Horizonte celebram a Festa Litúrgica de Paula Frassinetti

publicado em 26.6.19
...........................

Na noite do dia 11 de junho, iniciamos os festejos em honra de Paula Frassinetti, neste ano em que a Igreja celebra os 35 anos de sua canonização, oficializada em 11 de março de 1984 pelo Papa São João Paulo II. Reunidos em formação, dinamizada pela Escola de Leigos, refletimos sobre “A questão do autoconhecimento, autocuidado, empatia e cooperação da BNCC à luz da fidelidade de Paula à vontade de Deus e sua paixão pelo Coração de Jesus em seus 35 anos de canonização”.

Organizamos a formação em quatro momentos. No primeiro momento, revisitamos o texto da BNCC para a compreensão do recorte proposto pelo Documento para a compreensão de tais habilidades socioemocionais.

No segundo momento, situamos as competências na vida do Cristão Católico, tomando como referência o Pontificado de Francisco (a partir da análise eclesiológica proposta pelo Teólogo José María Castillo Sánchez), bem como na Mística Cristã dos Primeiros Séculos do Cristianismo tendo como referências Evágrio Pôntico (século IV), Santa Teresa de Jesus e Santo Tomás de Aquino com a riqueza dos exercícios espirituais, na linha do discernimento e do tratamento dos afetos desordenados existentes na condição de todo ser humano.


No terceiro momento da formação, dedicamos a uma contemplação das competências socioemocionais no caminho cotidiano de santidade vivenciado por Paula Frassinetti. Vimos que sua bondade e ternura, equanimidade, doçura nas palavras e no trato, a via do coração e do amor, a suavidade e a firmeza e tantas outras virtudes da Madre Fundadora estão permeadas de um zelo pelas competências socioemocionais do autoconhecimento, autocuidado, empatia e cooperação.

No último momento da formação, antecipamos a Festa Litúrgica de Paula, colocando-nos diante do Farol de Gênova, um dos sacramentais preciosos de nosso Carisma. Ali, iluminados pela lâmpada da Lanterna de Gênova, rendemos graças a Deus pela vida e santidade de Paula em sua vida ordinária e no cuidado das pequenas coisas!


 

 
 
 


Congregação de Santa Dorotéia do Brasil - © Copyright 2019 - Todos os direitos reservados.
Web interface - Depto. Informática e Novas Tecnologias - Colégio Santa Dorotéia de Belo Horizonte