No sábado, dia 10 de agosto, no Colégio Anjo da Guarda, a Escola de Leigos e a Equipe de Pastoral oportunizaram uma manhã de reflexão e oração para os professores, coordenadoras e monitoras. Rememorando a bela trajetória que Deus fez com nossa família Doroteana, celebramos, com muita alegria e gratidão, os 185 anos de Fundação da Congregação das Irmãs de Santa Doroteia. Como herdeiros do Carisma de Santa Paula e deixando-nos conduzir pelo Espírito Santo de Deus, vivenciamos uma experiência espiritual de mergulho interior, deixando-nos tocar e envolver pela mística da história de nossa Madre Fundadora e de sua Congregação.
O primeiro momento consistiu em uma expressiva partilha das participantes do RECOM, repleta de emoção e reconhecimento. Em seguida, com profunda alegria, revivemos o dia 12 de agosto de 1834, na entrega das primeiras companheiras que o testemunho de Paula atraiu para seguirem Jesus no serviço da juventude mais abandonada.
No segundo momento, sob assessoria do Pe. Sebastião de Magalhães Viana Junior, membro do Corpo Docente do Colégio, revisitamos a casita. Diante do “poço” da primeira casa da Congregação, fomos convidados a fazer a “composição” de lugar e “vermos” Paula e as suas companheiras partilhando as suas sedes e a gratidão. Foi realizada a benção da água, recebida por nós como fonte de vida, através da qual Paula evangelizou em gestos e ações a exemplo de Jesus Cristo.
Reconhecendo a força da presença e atuação das Irmãs Doroteias renovamos, como leigos educadores, o compromisso de dar continuidade ao projeto inicial de Paula.
Que as graças de Deus e as bênçãos de Santa Paula estejam presentes em todos nós!
|