o dia 24 de agosto de 2019, reunimo-nos em formação da Escola de Leigos com os funcionários administrativos e de base do Santa Dorotéia de Belo Horizonte. Refletimos sobre “A questão da Igualdade, Diversidade, Equidade, Cooperação, Empatia, Trabalho e Projeto de Vida à luz do Carisma de Paula”.
Iniciamos o encontro, elevando o nosso coração a Deus, iluminados pela busca de perfeição de Paula no cotidiano. Para nos ajudar neste momento de cultivo espiritual, fomos iluminados pelo capítulo do livro “Paula em Mosaico”, escrito pela Irmã Diana Barbosa, intitulado “A nós, ela não aparece!”
Para o entendimento e apropriação das Competências da BNCC ao jeito de Paula, servimo-nos das seguintes estratégias:
1 - Para trabalhar a questão da Igualdade e da Diversidade, cada participante recebeu um papel e caneta e foi orientado a escrever três fatos marcantes de sua história de vida, sendo que um dos fatos deveria ser uma “fake news”. Para motivar o grupo para este trabalho, ressaltamos o apreço de Paula pela formação integral da pessoa que deve sentir-se amada por Deus, deve acreditar nesse amor e crescer até a plena maturidade em Cristo. Para uma partilha significativa desse momento, fizemos do palco de nosso teatro uma sala de visitas e, ali, as pessoas puderam partilhar os três fatos e dizer de sua vida e apreço pelos outros.
2 - Para trabalhar a Equidade, reportamo-nos à pessoa de Jesus em sua flagelação. O grupo foi provocado a refletir sobre as injustiças presentes no mundo e à necessidade da práxis do perdão e da misericórdia dentro da Família Doroteia e em todos os lugares por onde passamos e todas as pessoas com as quais convivemos.
3 - Na apreensão da Cooperação e da Empatia, organizamos pequenos grupos de trabalho e os educadores foram provocados a construírem com papel colorido e cola uma casa para acolher o nosso carisma e desejo de ser dom de Deus para o mundo.
4 - Para conhecermos e sermos compelidos no desejo de construir um Projeto de Vida, colocamo-nos diante do Farol de Gênova e percorremos a infância, adolescência e juventude, vida adulta e maturidade de Paula em seu desejo de realizar na sua história a vontade de Deus.
Encerramos a nossa formação com uma oração de louvor e agradecimento pelos 210 anos do nascimento de Paula, 35 anos de sua canonização e 185 anos de fundação do Instituto. Cada funcionário pôde depositar no Farol de nossa Escola a sua disponibilidade e desejo de crescer no elã e no vínculo com as coisas de Deus, ao jeito de Paula!
|