Bibliografias
NOTÍCIAS
_____________________________________________________________________________________________

Colégio Nossa Senhora das Dores partilha suas atividades da Escola de Leigos no 1º semestre

publicado em 5.8.19
..........................

Ao iniciarmos o mês de agosto, período de especial comemoração para nossa congregação, partilhamos o fruto de todo nosso trabalho desenvolvido ao longo do primeiro semestre.

Nas diversas atividades propostas pela equipe local de formadores, foi possível perceber o empenho e o comprometimento dos grupos envolvidos.  Em um tempo marcado pela pressa e por tantos apelos externos, oportunidades de interiorização e de conexão com o espírito são reconhecidas como cada vez mais necessárias e oportunas.  O processo de formação para 2019 teve seu inicio marcado por três momentos importantíssimos logo na chegada do ano letivo: reunião com funcionários, nossa jornada pedagógica e a primeira reunião com os colegas recém-chegados.




Em março, nossa Quaresma foi iniciada com um momento de oração carregado de significado. Ao realizarmos o rito penitencial no saguão da nova portaria do prédio do CNSD Escola Jardim, uma relação entre o espaço físico e a “entrada em um tempo de reflexão e conversão” motivou uma linda celebração que teve seu ponto alto com a participação de Ir. Celma que, num gesto de envio, traçou o sinal da cruz na fronte de  todos  com água do Rio Jordão.


Abril foi mês de celebrar a Páscoa da Comunidade Educativa. O IX REVI aconteceu providencialmente neste período fértil de grandes celebrações. Nos preparando para uma missão mais ampla no segundo semestre, este encontro de revigoramento espiritual nos provocou quanto as posturas diante da fé e da necessidade de lançarmos nossas redes em águas mais profundas no tocante da missão e do compromisso com o outro. O depoimento emocionado de uma jovem missionária de nossa cidade deixou a todos motivados para o trabalho missionário que queremos desenvolver agora em outubro.




No mês mariano, inspirados por Porto Alegre, montamos, m parceria com o SOR e a Comissão da Família, uma tenda de oração em nosso pátio, onde alunos, funcionários e famílias pôde, do final de maio até o dia de nossa Madre Fundadora, rezar por todas as famílias de nossa escola. Momento forte de devoção e fé que uniu e encantou toda comunidade. 


Ainda no mês de Santa Paula, nos reunimos em torno do “frassino” e toda sua simbologia onde renovamos nossas esperanças. A partir das experiências vividas no 1º semestre, reviçamos os sonhos e projetos para seguir em frente. Avaliando para continuar e se fortalecendo nas raízes de nosso carisma, as intuições de Paula Frassinetti nos iluminaram nestes dois encontros com funcionários e professores que além de encerrarem as atividades desta primeira etapa de 2019, nos deram um novo fôlego para tocar em frente.




Vale destacar ainda um trabalho silencioso e contínuo foi retomado por Ir. Celma neste ano: reuniões constantes com funcionários de base. Num primeiro momento, individualmente, conversando, com atenciosa e afetuosa escuta da vida e da caminhada. E, já no final do semestre, dois encontros com todo o grupo para reflexões e partilhas fraternas. Todos estes frutos apresentados, queremos, como oferta agradável a Deus, dedicar e entregar nas mãos de Santa Paula agradecendo e pedindo sua intercessão. Que não nos falte coragem no seguimento e na continuidade da Obra.

 

 

 

 
 
 


Congregação de Santa Dorotéia do Brasil - © Copyright 2019 - Todos os direitos reservados.
Web interface - Depto. Informática e Novas Tecnologias - Colégio Santa Dorotéia de Belo Horizonte