Desde o ano 2000, o Colégio Santa Doroteia de Porto Alegre proporciona aos seus educadores a possibilidade de participar de um retiro espiritual anual, com três dias de distanciamento dos ruídos e atividades cotidianas para um encontro especial consigo e com Deus. Há muitos anos o retiro acontecia no Cecrei – Centro de Espiritualidade Cristo Rei, em São Leopoldo-RS, sendo interrompido com a chegada da pandemia.
No sábado, dia 23 de abril, o grupo de professores e funcionários que participava dos retiros foi convidado a se reencontrar para uma manhã de reflexão e oração, revivendo um pouco do que era proposto no Cecrei e renovando o espírito fraterno tão presente nas edições anteriores.
A Irmã Claudia Dias, Diretora Geral da Escola Santa Doroteia Planalto, conduziu um momento de reflexão a partir da técnica japonesa Kintsugi, em que a cerâmica quebrada é restaurada destacando as emendas com ouro – valoriza-se o que é imperfeito, as marcas e cicatrizes que a vida nos dá.
Os professores e funcionários também foram acompanhados pela Diretora Geral do Colégio Santa Doroteia, Irmã Maria do Carmo Mesquita, e pela equipe de Formadoras locais da Escola de Leigos, que promoveu o encontro: Andréia Kunzler, Daiane Menguer, Grace Becker e a Diretora Educacional Marinice Simon. A partir deste reencontro, pelo desejo manifestado pelo grupo, os retiros anuais serão retomados.
|