Santa Missa – I Vésperas da Solenidade de Cristo Rei
Na manhã do sábado, dia 19 de novembro, os formadores da Escola de Leigos do Setor Sul do nosso país, remotamente, através da plataforma do Google Meet, reuniram-se para a Eucaristia das Primeiras Vésperas da Solenidade de Cristo, Rei do Universo, transmitida diretamente do Santuário Nossa Senhora de Fátima do Colégio Anjo da Guarda de Bebedouro.
|
|
A proposta dessa celebração, além de recolher as intenções de ação de graças pelo trabalho realizado ao longo de 2022, também foi motivada pela celebração do Dia Nacional do Laicato. No documento Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade – sal da terra e luz do mundo, os Bispos do Brasil, reunidos para a 54ª Assembleia Geral da CNBB, assumiram o compromisso de “celebrar o dia nacional dos cristãos leigos e leigas na solenidade de Cristo Rei, a cada ano” (CNBB 105, 275b). Por isso, também os formadores da Escola de Leigos buscam fortalecer a identidade, a vocação, a espiritualidade e a missão de batizados, como “verdadeiros sujeitos eclesiais” (DAp 497a), ao celebrarem esse dia em comunhão com toda a Igreja do Brasil, mas, celebrando, de modo particular, a sua identidade de educadores doroteanos, cujas raízes se nutrem da fonte do carisma de Santa Paula Frassinetti, fincadas no chão da Igreja.
Na ocasião também, providencialmente, foi celebrada a abertura Nacional do 3º Ano Vocacional, no Santuário de Aparecida, e, no dia seguinte, em todas as dioceses do Brasil. Com o tema “vocação: graça e missão” e com o lema “Corações ardentes, pés a caminho”, inspirado no episódio dos discípulos de Emaús (cf. Lc 24,32-33), Irmãs e Leigos foram convidados a intensificar ainda mais seu apostolado e missão, lembrando os ideais missionários e pastorais da Congregação das Irmãs de Santa Doroteia, que os convidam a ser “fachos ardentes” e “escola em saída”, numa Igreja sinodal.
Com coração aberto e agradecido, no altar da Eucarisita entregou-se ao Senhor a gratidão por todo o trabalho vivido ao longo deste ano, em tão estreita sintonia com as propostas do Magistério do Papa Francisco e das iniciativas pastorais da CNBB. Esta Eucaristia, de maneira especial, representou a unidade da Família de Santa Paula, pois reuniu representantes das comunidades do Setor Sul do Brasil.
|