No dia 16 de abril, educadores do Colégio Paula Frassinetti participaram de um momento sagrado, em que puderam refletir intensamente sobre o Mistério Pascal.
Para celebrar a Páscoa, é preciso compreender a Paixão de Cristo, o caminho de cruz que nos conduziu à verdadeira libertação. Conduzidos pelos Formadores Locais e com a participação de alguns professores, os presentes, passando por vários ambientes, reviveram momentos importantes desse período tão significante para nós, cristãos, relembrando as ações e refletindo sobre as mensagens de Jesus Cristo para nós.
Iniciamos pelo Domingo de Ramos, abrindo, por excelência a Semana Santa, com a entrada triunfal de Jesus Cristo, em Jerusalém. Foi um momento de reflexão para silenciarmos a nossa mente e escutarmos o que Jesus tinha a dizer-nos ao longo de toda Semana Santa.
Ao recebermos o filho de Deus estamos confirmando a nossa fé! Os participantes foram convidados a abrir a porta de sua mente e do seu coração, para o Salvador que tudo faz por nós.
Cada educador recebeu um ramo bento na missa do dia 02 de abril como lembrança.
Em seguida, passamos para a Quinta-feira Santa, dia em que ocorreu a Última Ceia, marcando o início do Tríduo Pascal, o momento mais importante da Semana Santa. Refletimos sobre a bênção dos santos óleos, o significado do lava-pés, a Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio. ‘Tomai e comei, isto é meu corpo’.” (cf. Mt 26,26). Num gesto simbólico, partilhamos pão e vinho.
Na Sexta-feira Santa, revivemos o drama incomensurável da morte de Cristo no Calvário.
Fizemos um grande silêncio, não de luto, pois sabemos que Jesus está vivo, mas um silêncio de respeito e gratidão pela entrega do Senhor por nós.
Colocando-nos diante da cruz, esvaziamo-nos para depois renascermos, percorrendo o caminho, cuidando da vida e curando as feridas – nossas e de quem percorre o caminho conosco.
Cada participante recebeu uma cruz em mosaico para que nela, pudesse simbolicamente entregar ali os seus pecados, os sofrimentos vividos e suas angústias, revigorando-os.
Passamos ao Sábado Santo, o dia entre a dor pela morte de Jesus e a alegria da sua ressurreição. Num sentimento de vazio seguido pela esperança, fomos impulsionados a irmos ao encontro do Senhor Ressuscitado, para vê-Lo e acreditar na vitória da vida sobre a morte.
“Eis a luz de Cristo”
Com a ressurreição de Jesus uma nova esperança surgiu - uma esperança de paz e de amor. A ressurreição de Jesus é a luz que vence as trevas. Acendendo pequenas velas, permitimos então que o Senhor ilumine a nossa vida e o nosso coração, renovando os sentimentos de paz, gratidão e amor.
Chegamos então ao Domingo da Ressurreição - o dia santo mais importante da religião cristã.
Cristo ressuscitou! Ele vive! Ele vive em nós! Na capela do Colégio, num momento de profunda intimidade com Deus, os presentes puderam adorar Jesus Eucarístico, buscando a reconciliação, reavivando a fé e possibilitando uma transformação para uma nova vida, de acordo com os ensinamentos de Cristo.
Na crença de que para Deus tudo é possível, e que N’Ele a vida vence a morte, Santa Paula nos disse: “Amemos, portanto, amemos muito a Jesus... e veremos desaparecerem certas dificuldades que por vezes nos parecem intransponíveis”. Desejamos a todos uma abençoada Páscoa! |