No dia 7 de março, reunidos em Formação Permanente de Leigos, tivemos a oportunidade de atualizar em nossa práxis educativa o sentido da vida e da santidade de nossa Madre Fundadora.
Nesse mês em que celebramos três datas substanciais, quais sejam: o nascimento de Paula Frassinetti (3/3), o Dia Internacional da Mulher (8/3) e a Santidade de Paula (12/3), somos compelidos a voltar às nossas raízes e descobrir, no Carisma, força e motivo para continuarmos na tarefa de evangelizar pela educação ao jeito da vida e da santidade de Paula, em sua condição de mulher e defensora das mulheres.
Reservamos para esse dia de formação uma interlocução das três datas elencadas acima com o tema e o lema da Campanha da Fraternidade de 2023 (CF 2023): “Fraternidade e fome” e “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16).
A fome é uma palavra feminina, e cabe, culturalmente, à mulher a tarefa de saciar com o alimento a fome de seus filhos e a fome do mundo. A sensibilidade de Jesus para com a fome das multidões é uma manifestação da ternura feminina de Deus.
Na formação dessa noite, pudemos contemplar a caminhada da Igreja no Brasil que, desde a década de 1960, propõe, por intermédio da CNBB, uma campanha específica para o tempo de Quaresma e de preparação para a Páscoa do Senhor. Pela terceira vez, a CF traz a questão da fome para despertar a sociedade para a realidade dos mais de 33 milhões de brasileiros que não têm o que comer e para o aumento de 63% no número de famílias na extrema pobreza no país, nos últimos 17 anos.
Para situarmos o problema da fome no Carisma de Paula, encontramo-la, em seu tempo, envolvida com a causa dos mais pobres e desvalidos.
|