No dia 5 de setembro de 2023, reunidos em Formação Permanente dos Leigos no Carisma, os educadores de Belo Horizonte tiveram a oportunidade de refletir sobre a gratidão e a gratuidade em Paula Frassinetti numa interlocução com o desafio da superação da moral retributiva da Ética Contemporânea.
A gratidão e a gratuidade trazem, em seu núcleo etimológico, o conceito teológico de graça, entendida por São Paulo como a condição do “humano revestido de Cristo”. É o homem no qual se reconhecem facilmente as marcas do Eterno, em que repousam as virtudes de Deus.
Para contemplar a gratidão e a gratuidade na experiência de Jesus, refletimos sobre o encontro de Jesus na Samaria com os dez leprosos. Na experiência da cura, somente um voltou para reconhecê-Lo e agradecê-Lo por tanto amor.
Como imitadora de Cristo, Paula Frassinetti fez da gratidão e da gratuidade uma marca distinta em seu jeito de ver, relacionar-se e agir.
A moral retributiva, por sua vez, baseia-se na conduta moral condicionada à retribuição e/ou recompensa diante de atitudes pautadas ou não no bem!
|