Habitando o Caminho... pela Mística da Formação no Carisma de Paula Frassinetti! Iluminados por esse tema geral, Irmãs e Leigos Doroteanos viveram dias especiais de encontro e formação nos dias 16, 17 e 18 de setembro, em Brasília-DF.
Abrindo o encontro, a equipe de Porto Alegre conduziu a oração com o tema À Luz do Farol, em que todos foram chamados a “ser e partilhar sua luz”.
Na sequência, o assessor convidado, Prof. Carlos Mario Vásquez Gutiérrez, apresentou os passos espirituais do caminho sinodal - encontrar, escutar, discernir – propondo não apenas conteúdo teórico, mas a aplicação no cotidiano dos locais doroteanos de missão.
Na tarde do primeiro dia, as equipes de Pesqueira e João Pessoa, responsáveis pelo Momento de Paula, envolveram os participantes a partir do tema “O vigor do Batismo na vida de Paula e na vida do Formador Doroteano”. Logo após, os trabalhos orientados pelo Prof. Carlos foram retomados.
O segundo dia de encontro teve início em meio às árvores, onde os formadores encontraram um belo cenário com a imagem de Santa Paula, flores e frutas para uma oração “à sombra do frássino”, conduzida pela equipe de São Sebastião do Paraíso.
“A mística da formação segundo o Carisma de Paula Frassinetti” foi o tema do segundo dia, conduzido pelo assessor e integrante da comissão provincial de formação de leigos, Prof. Jean Sidcley Álvares Teixeira.
À tarde, o momento de Paula organizado pela equipe de Manaus foi inspirado na Missão Evangelizadora de Paula Frassinetti, com “doses de amor de Paula”, entregues em mensagens acondicionadas em cápsulas, como excelente “remédio” para os desafios da vida.
Ao final do dia de trabalho, com participação da equipe de Belo Horizonte, delicadas peças foram entregues num pequeno baú a cada formador – um verdadeiro tesouro com símbolos significativos da missão e do compromisso assumido pelos formadores como propagadores do carisma.
A atividade inicial do terceiro dia de encontro levou os formadores “à beira do poço”, em oração conduzida pela equipe de Nova Friburgo.
Em sintonia, o assessor da Província, Prof. Antônio Boeing, guiou os trabalhos finais com o tema “A água do carisma e a sede do Formador Doroteano”.
Encerrando muito bem o encontro, a equipe de Bebedouro trouxe uma significativa proposta de oração de ação de graças, louvando ao Senhor pelos dias vividos e pedindo a intercessão de Santa Paula nos desafios da jornada cotidiana.
Entre reflexões, orações, partilhas e momentos de descontração, o 4º Encontro Provincial de Formadores Locais fez com que fossem fortalecidos os laços e a sintonia entre os doroteanos das diferentes regiões brasileiras, renovando o compromisso com a missão.
|