No sábado, 03 de agosto, direção, coordenação, corpo docente, monitoras e funcionários do Colégio Anjo da Guarda de Bebedouro – S.P reuniram-se para mais um momento de capacitação. Porém, essa manhã foi especial: iniciamos as comemorações de mais um marco deste Ano Jubilar: os 190 anos da Fundação da Congregação das Irmãs de Santa Doroteia.
Em Quinto, na Itália, no dia 12 de agosto de 1834, Santa Paula Frassinetti fundou as “Filhas da Santa Fé”, que, no ano seguinte, assumiriam o nome definitivo de “Irmãs de Santa Doroteia”. Portanto, celebramos os 190 anos de sua fundação e recordamos as gerações de Irmãs consagradas e leigos e leigas que se esforçam fazendo da própria vida uma doação para fazer em tudo a santa vontade de Deus.
Recordamos também a vocação e a vida das famílias dos nossos alunos, professores e funcionários. Recordamos de maneira especial a missão de educar pela via do coração e do amor, que da Itália chegou ao Brasil e a tantos outros lugares e continua a se expandir como o grão de mostarda, que, sendo a menor das sementes, quando cresce, espalha seus ramos e até os pássaros do céu podem se abrigar à sua sombra (cf. Mc 4,31-32).
Para iniciar nossas comemorações, dirigimo-nos à praça em homenagem à Santa Paula, próxima a nosso Colégio, e lá, num gesto simbólico, renovamos nosso compromisso de admiradores e, principalmente, de continuadores da obra de Paula.
De volta ao Colégio, rememoramos os passos que culminaram na Fundação da Congregação, refletindo sobre como a trajetória de Paula ainda se faz atual e presente, como farol, em nossos caminhos pessoais e profissionais.
Por fim, participamos de uma Celebração Eucarística, presidida pelo Padre Edson Luiz Maia – Pároco da Paróquia de São Judas Tadeu e professor do Colégio –, na qual pudemos expressar nossa profunda consideração e nossas singelas homenagens às Irmãs desta Casa – Irmã Cecília Francischini e Irmã Maria José da Conceição (Irmã Rocha) –, bem como nossa gratidão a Deus pela oportunidade de, como leigos, fazermos parte dessa obra tão grandiosa e abençoada de Paula.
Viva Santa Paula!
Vida longa à Congregação das Irmãs de Santa Doroteia!
|