No último sábado, 11 de fevereiro, no Colégio Paula Frassinetti em São Sebastião do Paraíso, aconteceu a segunda etapa da Formação Permanente de Leigos Educadores – Educar para nós à sombra do frássino, sob a coordenação de nosso irmão e companheiro doroteo do Colégio Santa Doroteia de BH – Jean Sidcley.
Podemos definir este dia como um mergulho em nosso carisma de ser educador com sobrenome Doroteano.
A manhã começou com uma oração acolhedora na Capela, cujo tema foi: “Hoje a salvação entrou em sua casa”. (A Conversão de Zaqueu – Lc, 19, 1 – 10) “Precisamos ter a coragem de descer da árvore de nossa prepotência, arrogância e vaidade e permitir que Jesus esteja conosco, para assim vivenciarmos um verdadeiro encontro de amor com Jesus Cristo e nos fazermos irmãos”.
Jean nos colocou diante de um Deus acolhedor e amoroso, em quem Paula Frassinetti se inspirou. O carisma dessa mulher do século XIX se faz atual e desafiador, pois Paula – mulher equilibrada e de horizonte aberto nos coloca frente ao desafio de trabalhar na simplicidade, numa relação afetiva e espiritualmente plantada na realidade e desafios do século XXI.
Somos herdeiros da espiritualidade e do carisma de Santa Paula Frassinetti e devemos educar com firmeza e suavidade, promovendo a formação humana de cada indivíduo, num espírito de família e acolhimento. Por isso somos convocados a sermos fachos ardentes sendo “um só coração e uma só alma, no coração dulcíssimo de Jesus”.
|