Para dar início ao trabalho da Escola de Formação de Leigos Educadores com os professores e funcionários do Colégio Nossa Senhora das Dores, a equipe responsável preparou uma primeira sequência de atividades com oito horas de duração.
Nos dias 02 e 03 de fevereiro, como parte da semana pedagógica preparatória para o ano letivo de 2012, todos os participantes puderam conhecer as metáforas que ilustram e orientam as atividades da Escola de Formação: o farol, o frássino, o poço.
Dinâmicas, discussões, reflexões, oração e estudo: assim transcorreram as duas manhãs ensolaradas no CNSD. A participação dos professores foi muito efetiva. Somente estiveram ausentes alguns poucos que já se organizaram para a próxima oportunidade em que o mesmo módulo for oferecido, ainda neste semestre.
A biografia de Paula Frassinetti, o estudo dos símbolos do brasão da Congregação de Santa Dorotéia e a partilha das experiências vividas em nossa comunidade doroteana foram o foco principal dos trabalhos no primeiro dia. No dia seguinte, já percebendo o que poderia ser “estar à sombra do frássino”, todos se dedicaram a analisar e a buscar conhecer o livro “Educar para nós”, o que gerou surpreendentes constatações e participação.
Uma bibliografia vasta e relevante já foi distribuída pelos diferentes grupos, a fim de que os próximos encontros possam ser organizados e preparados pelos próprios professores e funcionários envolvidos na Escola de Leigos.
A equipe responsável por essa formação no CNSD articulará todos os projetos que estiverem sendo desenvolvidos. O livro “Paula Frassinetti”, o “Plano Provincial de Educação”, o “Documento de Espiritualidade” e os livros “Um olhar sobre a educação – de Paula Frassinetti a Paulo Freire” e “Coração no coração” já foram distribuídos e estão sendo preparados pelos grupos a fim de que, no momento oportuno, cheguem ao conhecimento de todos, completando, assim, a primeira e a segunda etapa da escola de formação.
Ainda que o trabalho tenha sido grande, mesmo antes de os alunos chegarem à escola para o início das aulas, a equipe docente do CNSD esteve disposta e iluminada pelo Espírito Santo durante todos os instantes desses primeiros dias da Escola de Formação. Aqueles que chegaram à escola mais recentemente tiveram a oportunidade de se familiarizar com Paula, sendo, assim, iluminados pelo farol. Os que já estão na casa há mais tempo – ou há muito tempo – foram uma vez mais iluminados e contribuíram com a iluminação aos outros.
A escola de formação está plantada. O terreno é fértil e as sementes da melhor qualidade. O trabalho está sendo lindo. As raízes começam a se aprofundar... E as pessoas que o conheceram já se manifestam de formas diversas, mostrando que desejam, sim, se assentar à sombra do frássino.
Depoimentos de professores e visitantes que puderam conferir as fotos no “Facebook”:
Claudia Badaro: E não é que Santa Paula escreveu pra equipe de educação física??? Obrigada pela força, Santa Paula!!!
Marinice Souza Simon: Beleza...o projeto avança a passos largos!!!
Carlos Coça Kaká: Estou chocado com a dedicação de todos num dia de sábado e com tremendo sol. Mas valeu, pois recebemos outro tipo de luz e que ilumina mais.
|