Dia 10 de abril, no Colégio Santa Dorotéia de Porto Alegre, a equipe de formação de leigos sentiu-se agraciada por realizar, com seus funcionários de base, o encontro da primeira etapa “à luz do farol”.
O encontro organizou-se em três momentos:
1º) Boas vindas de nossa vice-diretora Marinice Souza Simon;
2º) A oração do amanhecer;
3º) O relato e a explicação da origem da Escola de Formação de Leigos, dos símbolos fortes que nortearam e norteiam nossas atividades:
- o poço - que muito saciou a sede das Irmãs, em Quinto e em Roma e existe até hoje na Casa Geral;
- o farol – a luz na qual Paula viu brotar a inspiração divina que a levaria à fundação da Congregação. Símbolo importante de Gênova e farol mais importante da cidade;
- o frássino - árvore altiva da Europa, símbolo do vigor, da firmeza, da flexibilidade e da suavidade de Santa Paula Frassinetti.
Seguimos com a narrativa da biografia de nossa Madre fundadora com imagens no Power point fazendo reflexões, proporcionando o conhecimento e a riqueza de sua história, do seu Carisma e da Missão através de situações pontuais em sua trajetória.
Na oportunidade também reforçamos, com o grupo, o sentimento de pertença à escola Dorotéia, a partir da visualização de um vídeo composto por imagens que reuniam toda a comunidade escolar.
Após ouvirem a história da vida de Santa Paula Frassinetti com muita atenção e brilho no olhar, todos foram convidados a partilhar a focaccia, (a focaccia não era de santa Paula – era nossa, a partir de uma receita do tempo da fundação), explicando a importância do cuidado que a Madre Fundadora tinha com suas Irmãs, partilhando com mesmas as dificuldades e as coisas boas que lhes aconteciam.
No final, cada um foi presenteado como o livro Paula Frassinetti, da jornalista Bernadete Toneto, firmando o compromisso de pertencer e assumir que somos educadores, com um sobrenome que nos torna irmãos unidos pelo mesmo ideal – doroteanos.
|