Durável, permanente, que não se pode suprimir, apagar, eliminar... Indelével é tudo aquilo que nos torna cada vez melhores em relação ao que já somos... O indelével faz com que o cronos do cotidiano se abra ao kairós de Deus no aqui e no agora de nossa história.
“Se não for forte em vós o amor de Deus, sereis quando muito estéreis. Portanto, fazei todo o esforço por vos desprenderdes de vós mesmas, a fim de que o Santo amor de Deus vos invada e vos torne como fachos ardentes que iluminem e aqueçam quantos de vós se aproximarem.” (Carta 316,4)
O Frassi I foi um tempo primoroso para um mergulho profundo na sociedade e na atualidade, bem como tempo vigoroso de reflexão sobre a condicão humana. O olhar dialético sobre o caos e o nómos social foi uma oportunidade de nos posicionarmos diante da necessidade de uma presença profética do educador doroteano diante do mundo ferido em que existimos.
Ao analisar-se a condição multifacetada do homem na atualidade, evidenciou-se que essa realidade complexa requer do educador doroteano a práxis do reconhecimento da alteridade e o exercício permanente de se sentir sujeito de suas próprias escolhas e agente transformador de seu contexto.
Ao percorrer os dados mais significativos da História da Pedagogia e da Educação, foi possível situar a Educação Doroteana e as Intuições Pedagógicas de Paula Frassinetti em um contexto de defesa da educação baseada no afeto, voltada para a formação dos mais pobres e abandonados, tendo como ponto de partida a realidade de Quinto e sua projeção, a partir do Farol de Gênova, para o mundo...
Ao final dos três dias do Frassi I, além de todo ganho intelectual relatado pelos participantes, era marcante, indelével, a alegria gerada pela convivência e pelo partilhar de um mesmo comprometimento em fazer valer, através das nossas atitudes, o desejo de sermos pessoas e educadores melhores.
Das atitudes imprescindíveis em toda relação, descobrimos em Paula Frassinetti e suas intuições, a referência de um agir comprometido com a autonomia e a libertação do ser humano em sua plenitude, além do desejo de crescimento e superação de suas dificuldades. A partir da CARIDADE, da OBEDIÊNCIA e da SIMPLICIDADE, valores fundamentais de toda relação, tornou-se possível elencar uma série de atitudes que fazem do educador doroteano um sinal para o mundo e um diferencial do trabalho evangelizador de uma Escola Doroteia.
|