O Colégio Paula Frassinetti deu início ao ano escolar com a primeira etapa da Formação Permanente de Leigos Educadores – com a coordenação dos trabalhos sob a responsabilidade de Marinice Simon – no dia 31 de janeiro de 2012.
O encontro foi marcado pelo entusiasmo e disponibilidade da equipe escolar, que participou efetivamente do trabalho, mostrando-se engajada e compromissada com a formação integral do indivíduo.
À Luz do Farol... A oração inicial teve como tema: “SAL DA TERRA E LUZ DO MUNDO” (Mt, 5, 14 – 16) – ponto de reflexão: “Que tipo de sal e luz tenho sido em minha missão educativa?
Devemos ter muito cuidado para que possamos ser verdadeiramente comprometidos na fé e buscar em Jesus Cristo e Santa Paula o vigor necessário para sermos cristãos autênticos, conscientes de que somos modelos e não cristãos apenas de palavras e não correr o risco de perder a identidade de Educador com sobrenome, Doroteano (como afirmou várias vezes nossa querida Marince): “Os cristãos deviam brilhar mais; então eu acreditaria no salvador deles. Nem todos os que se chamam cristãos são luzes. Uma vela ainda não é uma luz, a menos que esteja acesa” (Friedrich Nietzsche).
Simbolizando o desejo de ser sal e luz para nossos educandos, Ir. Rosarita nos convocou para a missão:” Convoco a você educador (a) a ser Sal e Luz na sua missão educativa”.
Em seguida tivemos momentos de riquíssima troca de experiências e iluminação sobre o Educar para nós, em que o fundamento de nosso trabalho se caracteriza em uma educação comprometida com os valores evangélicos, tendo como referenciais o Cristo libertador e transformador e Paula Frassinetti – Mulher firme e atual. Uma educação atual regida pela via do coração e do amor, inspirada na suavidade e firmeza, simplicidade, solidariedade, espírito de família e acolhimento.