Notícias
Notícias
_____________________________________________________________________________

Encontros de Formação com os Funcionários de Base do Colégio Santa Dorotéia de Belo Horizonte
publicado em 13.8.13
........................................................................................................................................................................................................................................

(...) não sabendo o que nos é mais vantajoso, temos de acreditar que aquilo que Deus dispuser a nosso respeito será certamente o melhor (Paula Frassinetti, carta 616,5).

Nos dias 29 de junho e 10 de agosto, tivemos mais uma oportunidade primorosa de vivenciar e partilhar, com os nossos educadores funcionários de base,  conteúdos de nossa Escola de Formação Permanente de Leigos. Com Santa Paula entendemos que “Deus dispôs tudo para o nosso bem; recebamos das suas mãos tudo o que nos sucede, e nunca perderemos a paz do coração.” (Paula Frassinetti, carta 203,7).

Estes dias de formação foram verdadeiramente frutos da disposição de Deus que se ocupa de tudo para que estejamos bem e cada vez mais convictos de nossa pertença e identificação com o Carisma de Paula.

No dia 29 de junho, debruçamo-nos sobre o Documento Educar para Nós, destacando que o Educador Doroteano (em qualquer função ou atividade) deve se comprometer com a Pedagogia do Evangelho, tendo em Jesus Cristo a nossa referência e o centro de nosso agir. Fizemos uma reflexão profunda sobre as atitudes imprescindíveis que devem fazer parte das relações que construímos dentro de uma Escola Doroteia. O Coração de Jesus foi a grande referência para que cada educador fizesse sua opção pela Pedagogia do Evangelho.

Neste dia de trabalhos e reflexões, ficaram-nos claras algumas orientações de Paula para cada um de nós:

Alegra-me também que esteja disposta a continuar no ofício com maior empenho (assim o diz) e, digo eu, com maior alegria (Carta 623,2); Continuai a servir alegremente o Senhor, como até agora tendes feito (Carta 790,2).

No dia 10 de agosto, data que nos aproxima da Festa da Fundação de nosso Instituto, reunimo-nos mais uma vez para nos colocarmos à sombra do Frassino e saciar-nos com mais uma etapa de nossa formação permanente. Iluminados pela experiência de Zaqueu, que subiu na árvore para ver Jesus e acabou sendo convocado por Ele para estar em sua casa, pudemos, a partir do Frassino da Frassinetti, ter em Jesus um jeito de Ver, Relacionar-se e Agir. Fizemos um estudo profundo sobre as propriedades do frassino e a semelhança dele com Paula e, mergulhamos no Documento de Espiritualidade a fim de entendermos a intimidade e fidelidade de Paula a Jesus Cristo, fazendo da bússola das Doroteias a Vontade de Deus. Reunimo-nos em volta da muda de frassino plantada em nossa escola e colocamos no colo de Deus o nosso desejo de crescer em identificação e sintonia com o Carisma de Paula e seu desejo de fazer-se toda para todos, a fim de a todos ganhar para o Cristo.

“Faça o nosso bom Deus tudo o que for para a sua maior glória (Carta 535,6). Quanto a nós, (...) tenhamos pressa em nos fazermos santas e sejamos muito generosas com o nosso bom Deus, e Ele será liberal conosco e saberá bem recompensar-nos dos sacrifícios que fizermos por Ele.” (Carta 296,2)


 
 
Escolas da Província Brasil -Sul

Colégio Santa Dorotéia de Belo Horizonte


Congregação de Santa Dorotéia do Brasil - Sul - © Copyright 2011 - Todos os direitos reservados.
Web interface - Depto. Informática e Novas Tecnologias - Colégio Santa Dorotéia de Belo Horizonte