“Que bons ventos o tragam”! Assim começava o convite enviado aos professores e funcionários do Colégio Santa Dorotéia de Porto Alegre tendo, ao fundo, um colorido cata-vento. E assim aconteceu: no reencontro, sopraram os ventos da alegria e do entusiasmo.
Para que esse seja, de fato, o início de um ano letivo proveitoso, a escola mobilizou professores e equipes em quatro dias de reflexão, oração, aperfeiçoamento e trabalho. Com atividades variadas, dinâmicas e palestras, a Jornada Pedagógica lançou as bases de um ano que pretende se destacar pela excelência em todas as áreas.
No primeiro dia, a oração foi especial e significativa: diante de faixas coloridas de tecido colocadas no chão, o grupo refletiu sobre os dons do Espírito Santo. Sentindo-se tocados, verdadeiramente mobilizados pelo sopro Divino, professores e funcionários transformaram as faixas num cata-vento vivo, com as sete cores simbolizando os dons do Espírito. Foi um momento único, que encantou os participantes.
Em 2013, o Colégio Santa Dorotéia de Porto Alegre completa 10 anos como escola inclusiva, atendendo alunos com necessidades educativas especiais. Assim, no segundo dia de Jornada Pedagógica, a equipe da Escola de Leigos se encarregou da apresentação da história desse projeto, de sua trajetória e das muitas conquistas obtidas. O trabalho de inclusão foi inspirado no exemplo dePaula, que iniciou sua obra acolhendo os desfavorecidos. Assim, diante da imagem de Santa Paula Frassinetti, a oração do segundo dia envolveu e emocionou a todos, abrindo oficialmente a comemoração que será estendida à comunidade.
A Jornada também possibilitou o encontro de todo o corpo docente com a Consultora RoselaneCostella, Mestre em Educação e Pesquisadora do ENEM, contratada pela escola para orientar o trabalho de aprimoramento da metodologia de ensino.
No último dia de Jornada, o grupo de professores e funcionários do Colégio Santa Dorotéia participou do encontro das Escolas Católicas da Zona Norte de Porto Alegre, evento já tradicional do início do ano letivo, que contou com a presença do Arcebispo Dom DadeusGrings.
Depois desses quatro dias, a Família Doroteana gaúcha partiu unida e fortalecida para a acolhida aos alunos, espalhando os bons ventos que vão mobilizar a escola durante 2013. |