Os formadores da Escola de Leigos de Porto Alegre – Andréia, Edna, Mariza e Giovanni – iniciaram 2013 participando ativamente dos momentos de acolhida e motivação para o novo ano letivo.
A primeira atividade foi a recepção aos novos professores e funcionários. O grupo organizou uma tarde especial, em que os profissionais foram apresentados não só às instalações da escola, mas principalmente à filosofia Doroteana a partir do exemplo de Santa Paula Frassinetti.
Logo depois, a Jornada Pedagógica teve, em dinâmica proposta pela equipe da Escola de Leigos, um de seus momentos mais especiais e marcantes.
No segundo dia da Jornada, os formadores de Porto Alegre foram os responsáveis pela apresentação de um dos temas de estudo propostos na Cador – a inclusão. Em 2013, o Colégio Santa Dorotéia de Porto Alegre completa 10 anos como escola inclusiva, atendendo alunos com necessidades educativas especiais. Assim, houve a apresentação da história desse projeto, sua trajetória e as muitas conquistas obtidas.
A equipe gaúcha constatou que, apesar de formalizada na escola há 10 anos, a inclusão sempre foi filosofia da obra Doroteana, numa escola que sempre dedicou um olhar cuidadoso para os alunos que demandavam atenção especial. Nas cartas de Santa Paula há várias referências e orientações sobre respeito às diferenças e ao ritmo de cada aluna. Também na acolhida aos desfavorecidos, Paula Frassinetti foi modelo que hoje o Colégio Santa Dorotéia busca honrar e reproduzir com o Anexo Planalto, onde mais de 100 crianças de baixa renda são educadas gratuitamente.
Diante da imagem de Santa Paula Frassinetti, a oração do segundo dia de Jornada pedagógica envolveu e emocionou a todos, além de abrir oficialmente a comemoração pelos 10 anos do trabalho de inclusão, que será estendida à comunidade.
Para 2013, várias ações da Escola de Leigos em Porto Alegre já estão programadas, dando continuidade ao projeto de aprofundamento dos temas propostos na Cador.
|