Primeiro Módulo: VER
Sociedade — Ser humano — Escola Católica
OBJETIVOS
- Compreender as mudanças que ocorrem num processo muito acelerado na atualidade e os impactos sobre a forma do ser humano organizar e dar sentido à vida.
- Compreender a religião como lugar de atribuição de sentido aos dados da realidade e a estruturação de sistemas simbólicos, que influenciam no direcionamento da vida do ser humano e na organização das sociedades.
- Analisar as diferentes dimensões do ser humano e a importância de cada um para o desenvolvimento do ser humano integral.
- Oferecer subsídios para a compreensão do ser humano, demonstrando que o horizonte último de autoconhecimento é aberto e aponta para além de si mesmo, contribuindo assim para a formação do ser humano capaz de dar sentido à vida.
- Compreender o papel da escola no processo de construção da identidade individual e social.
- Conhecer e analisar as principais correntes pedagógicas para adoção de posicionamento consciente e coerente com os valores evangélicos e com as intuições pedagógicas de Paula Frassinetti.
PROPOSTA DE CONTEÚDOS
1 — Sociedade na atualidade:
- Mudança de época.
- Sociedade fluida, fragilização das instituições.
- Urbanização das relações.
- Ideologia neoliberal e o processo de globalização.
- Desencanto e a perplexidade humana.
- Atitudes do ser humano.
2 — Condição humana
- Dimensões do ser humano: biológica, psicológica, sociológica e transcendental.
- Ser humano: aberto, relacional e simbólico.
- Processo de adoção, experimentação e criação da identidade.
- Os referenciais na construção da identidade.
- A produção cultural – exteriorização, objetivação e interiorização.
3 — Desenvolvimento humano
- Etapas do desenvolvimento.
- Entraves e possibilidades – da diferenciação à autonomia.
- A busca da maturidade e a função social.
- Identidade pessoal e projeto de vida.
4 — Papel da Escola Católica
- Ampliação de referenciais pedagógicos.
- Função social da escola.
- Pedagogia da autonomia.
|